segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O Dakar não mais será o mesmo...

Partilhar

O Dakar não mais será o mesmo...isto já se tinha vaticinado aquando da anulação da prova no inicio deste mês; as recentes noticias vêm apenas confirmar que apesar de não morrer na realidade o grande golpe de teatro que foi a anulação do Dakar, tinha uma finalidade objectiva que era transformar uma competição durante alguns dias no mês de Janeiro, numa série de provas ao longo de todo o ano.
De facto esta transformar-se-á numa prova exclusivamente para os profissionais visto que grande parte da caravana do Dakar era composta por uma serie de "curiosos" que faziam das tripas coração para chegar a Dakar com reduzidos recursos, e ano após ano trabalhavam arduamente com a unica intenção de reunir os apoios e o dinheiro suficientes para realizar esta prova. Perde-se assim a uma parte da "pureza" do Dakar em que qualquer individuo a titulo individual e desde que conseguisse reunir os apoios necessários poderia aspirar pelo menos durante alguns dias (muitas vezes retirados apenas das férias no emprego), a realizar a mais dura prova de todo o terreno do mundo.

Fica a noticia Autosport.

"Dakar Series vai ter prova ibérica em Setembro


Segundo uma notícia avançada hoje (sábado) pela TVE, a Amaury Sport Organization (ASO) já terá definido o figurino que vai ser vir de base à Dakar Series, confirmando-se aquilo que o AutoSport já tinha avançado na sua última edição.

Assim, a nova competição vai ter o seu arranque na Hungria, com uma primeira prova com duração de cinco a seis dias, em meados de Abril, pouco antes do Rali da Tunísia. Uma segunda prova, também centrada na Europa, será disputado em Setembro, com organização a cargo da Lagos Sports, com partida em Portugal e desenvolvimento em Espanha, já que a ASO negou a pretensão de João Lagos em avançar para o continente africano.

A última etapa do Dakar Series será, enfim, disputada na América do Sul, naquela que seria a maior e mais importante prova desta competição, com um peso superior aos dois anteriores ralis.

No fundo, quer isto dizer que o Dakar como hoje o conhecemos seria substituído não por um único evento, mas por três provas integradas numa mesma série, com a primeira etapa a ser realizada na Europa do Leste, a segunda na Península Ibérica e as seis últimas no continente sul-americano, sendo o vencedor encontrado pelo somatório destas oito etapas.

A ASO ainda não confirmou oficialmente esta notícia, que terá resultado de mais uma fuga de informação de uma das equipas auscultadas pelos organizadores franceses. "

in: Autosport

1 comentário:

Anónimo disse...

Artigo interessante ...

Abraços

Mensagens populares