quinta-feira, 30 de abril de 2009

XI Maratona de Alte 25/ABRIL/2009

Partilhar


Titulos possiveis:
XI Maratona de Alte 25/ABRIL/2009 ou
Alte 2009 a Terra onde o Britchenko perdeu as botas.


Já estou um bocado enferrujado de fazer rescaldos mas cá fica...

Esta é a Maratona do meu quintal e portanto depois de 4 meses sem andar de bike lá "forcei" algum tempo na semana passada para fazer correr o sangue nas pernas e pelo menos ter estaleca para fazer a meia-maratona.

Na Sexta-feira ainda estive em Alte até por volta da meia-noite a dar uma ajuda ao Dário com algumas faixas e a colocar algumas minhas, aproveitei também para recolher o dorsal do S.S. que assim pôde andar a fazer relações publicas enquanto esperava que eu chegasse a Alte na manhã de Sábado.

O objectivo nesta meia-maratona era simplesmente chegar ao fim a tempo de ver a entrega de prémios.
Por essa razão não tive a minima preocupação nem com a máquina, com afinações, ou sequer em chegar a tempo de me chegar á frente na partida para evitar possiveis engarrafamentos.

Cheguei a cerca de uma hora da partida e a minha unica preocupação era mesmo de entregar o dorsal ao S.S. a tempo de ele se colocar nos primeiros lugares da maratona, depois ainda estive á conversa com a Turtle, TDI, Ricardo, Hélio Ramos, pessoal dos Leões do Sul, do Ferrobico, com o Hugo e a Lua, mais alguns amigos que fui cumprimentando aqui e ali e trocando breves palavras, até mesmo á hora da partida, apesar de faltarem apenas 5/10 minutos para a partida, na altura do Control 0 encontrei a "Turbo" Lua e lá fui na roda dela chegando á frente para a partida e ás tantas dei por mim quase na frente de todo o pessoal da meia-maratona (grande organização das boxes de partida com todos os niveis separados e momentos antes da partida a união, ficando assim os atletas da maratona na frente depois os atletas da meia-maratona e assim sucessivamente todos os 4 niveis).
Fiz os primeiros quilómetros com um ritmo elevado, fui seguindo a roda de 2 amigos com quem costumava andar ultrapassando muita gente da maratona e quando cheguei ao primeiro abastecimento fomos mesmo dos primeiros a parar, quando me dei conta disto comecei cá para os meus botões a fazer contas de cabeça e decidi que iria abrandar o ritmo substancialmente, caso contrário corria o risco de queimar a junta de cabeça ; por isso a partir dali fui parando nas tascas todas e aproveitando o excelente abastecimento que foi proporcionado, (tinham lá uns bolinhos de amêndoa e canela que iam impedindo que eu acabasse, comi tantos no 2º abastecimento que até já me doia o estômago na parte final, no ultimo abastecimento também lá tinha uma minizita guardada ), acabei meio empenado mas de facto diverti-me imenso, por isso nem sequer faço a minima ideia de que lugar fiquei.
No final além do banho gelado ainda tive oportunidade de almoçar com o Girão com o Rafa e a Manuela, e estar mais um pouco á conversa com o Hugo e a Lua, depois foi ver a entrega de prémios onde fiquei extraordináriamente satisfeito de ver a "nossa" Filipa receber o troféu pelo brilhante 2º lugar, ainda para mais numa entrega de prémios em que fui eu mesmo que fiz os troféus (sim é verdade Filipa se por acaso isso se partir já sabes a quem deves pedir contas ).

Side story:
Depois de acabar e para ir guardar a bike passei numa zona que eram os ultimos 400 metros da maratona e apesar de não me ter apercebido no momento, a Lua estava a chegar nessa altura e depois de uma curva apertada como me viu á distância a andar a um bom ritmo, pensou que eu ainda estava em prova, resultado: sem tomar atenção ás placas foi atrás de mim e só se apercebeu quando já estava quase a sair de Alte.
Foi aborrecido para ela até porque isso deve-lhe ter custado imensos lugares na classificação e especialmente porque ela nos ultimos quilómetros parece que tinha acelerado um pouco e deixado para trás muitos homens que iam ficando roxos á medida que ela passava por eles.

Como se isto não fosse suficiente depois da entrega de prémios ainda fomos beber umas cervejolas com o Dário (Director executivo da prova), Girão e mais alguns amigos.

Em suma para mim foi um dia em cheio, diverti-me imenso e era mesmo disto que estava a precisar para me dar algum ânimo neste "regresso" ás pedaladas.

Quanto ao aspecto geral da maratona e ao que correu melhor e pior, na minha opinião existem alguns pontos a melhorar, porque este ano foram tomadas algumas decisões menos acertadas, mas podem ter certeza que serão transmitidas a quem doi mais ; de facto eu sei que a organização fez um grande esforço este ano para voltar a colocar a maratona de pé (perderam alguns dos maiores apoios que tinham), mas isso não os impediu de voltar a organizar uma grande maratona com 4 distâncias e ainda um passeio pedestre ao mesmo tempo. Que contou para a Taça de Portugal, para a Taça Regional do Algarve, a maratona e meia maratonas lazer, além da cobiçada GT Golden bike que foi entregue.

Mais uma side story: Depois de chegar a casa coloquei a roupinha para lavar e encostei o saco num qualquer recanto do palácio...qual não é o meu espanto quando na 3ª feira, ao procurar as botas para ir dar uma voltinha, descobri que as mesmas tinham desaparecido, depois de alguns contactos com a organização e de uma mensagem no forum BTT lá descobri que as botas tinham sido encontradas pelo grupo "Os Marafades" e entregues a alguém da organização (Obrigado, A'os Marafades), só é pena que até ao momento eu ainda não consegui encnotrar a pessoa da organização a quem foram entregues as botas, os mais altos responsáveis da organização tudo estão a fazer para tentar perceber a quem foram entregues as botas, mas até ao momento ainda não foi possivel localizá-las.

Sem comentários:

Mensagens populares