quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ISOTÔNICOS: PORQUE (NÃO) CONSUMI-LOS?

Partilhar

Alguns amigos que sabem que gosto de saber algumas coisas sobre treino, hidratação, alimentação etc; por vezes questionam-me sobre alguns pontos especificos por isso de vez em quando irei publicar alguns textos aos quais recorro e que acho interessantes para se perceber esta problemática.

Como se sabe a alimentação e hidratação são um dos principais factores de diferenciação entre diversos individuos, quando practicam qualquer desporto, no BTT e no ciclismo em geral devido á elevada carga horária mesmo para o "atleta" de fim de semana, essa diferenciação é notória.

Existem inumeros factores que nos podem explicar as diferenças entre estar bem ou estar menos bem mas sem duvida que estes dois são de primordial importância, convém ressalvar que o texto a seguir transcrito, foi transcrito sem qualquer adaptação pelo que convém ler com algum sentido critico...sabendo sempre que não existem verdades absolutas ou universais, quando lidamos com individuos.

ISOTÔNICOS: PORQUE (NÃO) CONSUMI-LOS?
O coco é um isotônico natural mas deve ser consumido com moderação

Durante todas as horas da nossa vida e em todos os locais possíveis, somos bombardeados com mensagens incentivando-nos a consumir um sem número de produtos. Mas, até que ponto realmente precisamos deles? E o que é pior: algum pode estar trazendo prejuízos à nossa saúde? Como é que um produto criado para ajudar no desempenho de atletas profissionais atua no organismo de uma pessoa normal?

1. O QUE SÃO E QUAIS OS SEUS EFEITOS

A expressão isotônica significa que a bebida apresenta a mesma concentração iônica do sangue. Como a água possui poucos íons, ela é considerada como um líquido hipotônico. As chamadas bebidas isotônicas apresentam concentração iônica bastante próxima à do sangue.

Indivíduos normais têm, em geral, uma grande capacidade de equilibrar a concentração iônica do sangue através de alterações do seu metabolismo (por exemplo, aumentando ou diminuindo a concentração urinária).

Portanto, para uma pessoa normal que está praticando esportes o conselho é apenas a ingestão de líquidos (não necessariamente isotônicos), pois seu próprio corpo fará o equilíbrio. Assim, tomar bebidas isotônicas a todo momento não faz nenhum bem. Além disso, contém calorias que podem ser indesejáveis para algumas pessoas (ver a segunda tabela).

Para atletas, em geral, ou para pessoas que percam muito líquido por suor, recomenda-se a reposição da água e dos eletrólitos perdidos: é nessa situação que o uso dos isotônicos se torna vantajoso. Estas bebidas repõem os sais minerais perdidos na transpiração e não pesam no estômago na hora da ingestão. Devem ser bebidas aos poucos, antes que se tenha a sensação de sede.

A pessoa também pode misturar as bebidas iso e hipotônicas, já que às vezes a perda de água supera a de eletrólitos.

Portadores de enfermidades, cujos corpos não conseguem estabelecer esses acertos iônicos, devem consultar médicos e/ou nutricionistas antes de consumirem esse tipo de produto (daí, a obrigatoriedade de trazerem tal recomendação nos seus rótulos).

Hipertensão, doenças renais e outras disfunções orgânicas que provoquem retenção de líquidos no corpo, são os principais casos onde o consumo só deve ser feito após parecer especializado.

Veja a tabela:

Água perdida pelo corpo (em%)
Sintomas

1 Sede
2 Desconforto
3 Perda do apetite
4 Enjôo
5 Dor de cabeça
6 Vertigem
7 Dificuldade na fala
8 Dificuldades respiratórias
9 Incapacidade para andar
10 Perturbação dos sentidos
11 Incapacidade para engolir
12 Perda de consciência


2 . O USO DOS ISOTÔNICOS DURANTE AS ATIVIDADES FÍSICAS

A necessidade de líquido e nutrientes durante as atividades físicas depende da intensidade e duração do evento, assim como da temperatura ambiente e umidade atmosférica. Estudos comprovam que a maior tolerância quanto à perda hídrica , assim como a ingestão de carboidratos, durante a atividade, exercem influência significativa sobre o desempenho dos atletas .

Desta forma, a hidratação por uma bebida isotônica comercial se mostra mais vantajosa em relação ao consumo exclusivo de água, principalmente para atletas de eventos de grande duração( triatlo, maratona, travessias, ciclismo , etc). Não foram encontradas, no entanto, diferenças significativas quanto à perda de peso corpóreo, Mg, Ca, K e creatinina.

Atenção para a composição das bebidas, presente nos seus rótulos. O conteúdo de carboidratos (açúcares) deve ser de 6 a 8g por 100mL: uma bebida nesta concentração chega à corrente sanguínea na mesma velocidade que a água pura e ainda tem a vantagem de estar associada com carboidratos, o que contribui para a melhoria do desempenho do atleta. Uma concentração de carboidrato superior a 10% pode provocar cólicas abdominais, náuseas e diarréia.

As presenças de glicose e sódio facilitam a absorção dos carboidratos, enquanto a de frutose é particularmente útil em atividades de longa duração, pois ela é absorvida mais lentamente.

A bebida deve ser ingerida gelada pois, desta forma, a movimentação é mais rápida no trato intestinal.

A reidratação deve prosseguir por várias horas após a atividade física, visando à reposição completa das perdas.

Como os isotônicos não têm gordura na sua constituição eles não engordam, quando consumidos como reidratantes e repositores de perdas já sofridas pelo corpo, decorrentes de exercícios físicos.

Produto
Carboidratos (g/100mL)
Calorias/100 mL

Gatorade (QUAKER)
6 ,0
24,0 kcal

Santal Active (PARMALAT)
3,30 a 3,60 *
8,44 a 9,80 kcal

SportAde
6,2
24,0 kcal

Marathon (BRAHMA)
6,0
25,2 kcal

Bliss Sport (NESTLÉ)
6 ,0
24,0kcal


* depende da apresentação (sabor). Esses dados são referentes ao produto com o apelo ‘Baixa Caloria’.

3. HISTÓRICO E TAXAS

As bebidas isotônicas foram lançadas nos EUA há mais de 30 anos. Gatorade foi a marca pioneira. A sua forte presença, direta ou indireta, na mídia faz com que a associação marca/produto se dê até de forma inconsciente. Sua produção no Brasil iniciou-se em 1988.

A publicação americana RDA (Recomended Dietary Allowances) recomenda a ingestão de até 6g de NaCl ,por dia. Sabe-se que 500 mL de isotônico contém 225 mg de sódio: isto representa em torno de 10% da quantidade de NaCl recomendada pela RDA, que é um teor de sal semelhante a uma fatia de pão , por exemplo.

A FDA (Food and Drug Administration), órgão americano que controla a qualidade de produtos de saúde, considera como de baixo teor em sódio os produtos que o apresentam numa concentração de até 45mg/100mL.

Este limite é seguido rigorosamente pela maioria dos isotônicos comerciais (ver a tabela abaixo).

4. ÁGUA DE COCO: UM ISOTÔNICO NATURAL

Dentre as várias qualidades nutricionais da água de coco, destaca-se ser ela um isotônico natural. A próxima tabela apresenta resultados de informações nutricionais sobre as principais bebidas isotônicas comerciais e a água de coco .

produtos
Carboidratos(g/100mL)
Calorias/100mL
Potássio(mg/100mL)
Sódio(mg/100mL)

Gatorade
6,0
24,0 kcal
12,0
45,0

Santal Active*
pouco mais de 3,0
pouco mais de 9,0 kcal
2,5 a 10,5
60,0 a 95,0

SportAde
6,2
24,0 kcal
14,8
45,1

Marathon
6,0
25,2 kcal
10,0
40,4

Bliss Sport
6,0
24,0 kcal
10,0
45,0

água de coco**
4,8
23,0 kcal
280,0
77,0


(*) depende da apresentação (sabor). Esses dados são referentes ao produto com o apelo ‘Baixa Caloria’ (**) Como a composição da água de coco é bastante variada foi tomada como padrão a constante na publicação Repertório Geral dos Alimentos (ver Fontes de Referência).

Portanto, além de seu elevado poder hidratante e dos benefícios para o sistema digestivo, a água de coco pode ser um excelente substituto para as bebidas isotônicas. Como é um produto natural, não contém aditivos para conservá-lo, nem para melhorar seu sabor ou aspecto. A própria água de coco industrializada, comercializada em caixinhas, é mais saudável , pois é um produto envasado pelo sistema U.H.T. (Ultra High Temperature), que consiste num tratamento térmico à temperatura elevada, por poucos segundos, antes da sua colocação em embalagem asséptica , dispensando o uso de conservantes. Recentemente, a EMBRAPA( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) do Ceará anunciou a criação de um processo de engarrafamento que preserva as características do líquido por um período de 60 dias sob refrigeração e sem o uso de conservantes químicos, graças a um equipamento que extrai a água de coco de forma tão veloz que não há tempo de as enzimas do próprio fruto agirem para deteriorá-la. Em termos de sabor, no entanto, o do produto natural é incomparável.

Devido à sua acidez, a água de coco fermenta com facilidade: por isso, recomenda-se o consumo imediato após o coco ter sido aberto. O mesmo vale para as versões industrializadas.

Alguns terapeutas recomendam o uso da água de coco em hospitais: pacientes desidratados por diarréia, pessoas que passam por grandes cirurgias e até as que fazem quimioterapia, costumam ter o seu consumo sugerido pelos especialistas.

Na 2a Guerra Mundial, ela chegou a ser injetada em soldados que tinham desidratação grave. Por ter composição parecida com a do plasma sangüíneo já chegou até a fazer as vezes do soro fisiológico, o que não é aconselhável.

O uso moderado da água de coco deve ser feito por hipertensos, devido ao seu teor de sódio, e por diabéticos, devido à quantidade de carboidratos : o normal para estes é o consumo máximo de um copo por dia, preferencialmente acompanhado de refeição, já que quando tomada sozinha produz um impacto maior dos açúcares no organismo.

São muitos os benefícios da água do coco. Por exemplo:
· hidrata e amacia a pele
· reduz o nível de colesterol
· combate a verminose infantil
· previne e auxilia no tratamento da artrite
· controla a pressãp arterial
· combate a desidratação
· repõe imediatamente a energia
· evita vômitos e náuseas durante a gravidez
· depura o sangue
· é calmante natural
· reduz a febre
· trata de ílcera estomacal
· combate a prisão de ventre
. previne o enjôo causado pela maresia.

Observação: esta pesquisa contou com a valiosa colaboração de Jussara Oliveira, Maria Helena Lopes, Rafael Guimarães e Vilmar Nascimento, alunos do 5º Período de Biologia, Turno Tarde, 1º Semestre/2001 da UNESF/FUNESO.

in: http://www.bikesergipe.com.br/dicas.htm

1 comentário:

Anónimo disse...

Aí está uma coisa que raramente falta em casa, tenho sempre em casa um frasco de ISOSTAR em pó em casa.
Nem sempre uso na prática de btt, que normalmente uso apenas água no bidon, e tentamos fazer km sempre em zonas onde nos podemos abastecer, sítios vulgarmente chamados de tascas.
O isostar uso-o sempre como antiressaca, é excelente para repor o organismo no lugar.

DOC

Mensagens populares