quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

20 DEZ '09 - ATAQUE ÁS TOSTAS- Albufeira -> Ilha de Faro -> Albufeira - RESCALDO

Partilhar

Gostaria de em 1º lugar dizer que...o CULPADO é o Dézinho!!! Portanto é excusado apontarem-me culpas. :twisted:

De facto foi ele que colocou o desafio de repetir esta viagem passando por alguns sitios que não tinhamos passado da primeira vez. E assim foi.

Eram 7.00H da matina quando tocou o meu despertador...no entanto e ao contrário do que é habitual eu já estava a pé, sou assim quando tenho qualquer responsabilidade e este dia não fugiu á regra.
Depois de preparar o estômago para a jornada e de colocar o fatinho apropriado, toquei a "corneta" do peixeiro e lá segui em conjunto com o magoo até ao ponto de encontro. Como o inicio da concentração estava marcado para as 8.00H, eram precisamente 7.59H no meu ciclómetro quando desencaixei os pedais, junto ao ponto de encontro.
Para meu espanto já lá estava o Dézinho com mais 2 amigos (Valinho?? e Zentradas), em poucos minutos já estava a malta quase toda que participou, e assim que chegou o ultimo e dos habituais cumprimentos lá seguimos rumo a um dia fantástico de convivio e BTT.
Depois de um périplo por entre ruas e atalhos da cidade de Abufeira, lá passamos pelo primeiro single track do dia; nesta altura como tinhamos saido com cerca de 15 minutos atrasados a minha preocupação era recuperá-los para que o VCF e a Zazas não congelassem no 2º ponto de encontro.
O frio gélido e algum vento desta manhã não pareciam fazer mossa no "pelotão" embora sempre houvesse um ou outro queixoso das extremidades. :twisted:
A travessia de Vilamoura e Quarteira foi feita num ritmo moderado, para pouco depois estarmos a rodear aquele magnifico campo de golfe e o lago dos patos. É curioso que nesta altura (á semelhança do que aconteceu á tarde) eram os mais bem preparados fisicamente que seguiam na cauda do pelotão e aproveitavam ao máximo o convivio em vez de se picarem com a própria sombra como acontecia com 1 ou 2 "aceleras". :twisted: :twisted: :twisted:
Depois da passagem pelo Vale do Garrão finalmente entramos em território da Quinta do Lago e da Ria Formosa, por mais vezes que lá passe continuo sempre a achar este sitio fantástico, e interiorizo sempre o privilégio que é ter acesso ao "coração" de uma reserva natural. Foi também nesta altura que se juntaram o Nuno Félix e mais um amigo seguindo connosco até á Ilha.
Acontece aqui uma das cenas bem curiosas desse dia...cá o Je tinha pensado em comer as tostas logo á entrada da ilha...esqueci-me foi que ninguém ia aguentar o frio (por ser esplanada) e então antes da foto de familia corri a encomendar uma tosta logo ali, depois de parar uns minutos para a foto constatei que ninguem ia suportar de bom grado a ventania e a espera pelas tostas naquele local por isso encaminhei a malta para a casa habitual, e levei a tosta encomendada para comer lá...que cena entrar numa casa de tostas já com uma tosta quentinha dentro do blusão. :lol: :lol: :lol: :lol:
Fizemos aqui uma paragem um pouco mais longa do que eu tinha programado inicialmente, mas ainda bem que assim foi porque no final não fez diferença e assim todos comemos descansados e conversamos sem stress de tempo para arrancar, afinal era esse mesmo o espirito que se queria para este dia.
Depois das tostas, uma voltinha ao aeroporto com a oportunidade de aproveitar o belissimo trilho que o circunda e com o privilégio de ver alguns aviões levantar e a aterrar enquanto nós pedalavamos mesmo ali ao lado.
Depois do aeroporto...aconteceu-me aquele que posso considerar o espinho do dia...com muita pena minha não foi possivel aproveitar a sugestão do Nuno e do Grosso que queriam seguir por um outro caminho, mas de facto eu tinha feito a programação da volta e cheguei a comtemplar mais aquele bocado no entanto alguns elementos tinham horas para chegar a Albufeira e outros não tinham pernas para os poucos quilómetros extra. :lol: :lol:
Quando segui pelo caminho pré-programado pensava que o Nuno seguiria connosco até dar mas ele preferiu regressar logo a partir daquele ponto e por essa razão nem tive oportunidade de me despedir. Sry Nuno, prometo que assim que me seja possivel vou arranjar um grupito e vamo-nos ai colocar á tua inteira disposição para nos desencaminhares á vontade. Ok?
O regresso reservava ainda algumas surpresas em paisagens e especialmente em trilhos muito pouco utilizados até pelo pessoal da zona e foi curioso a quantidade de vezes que várias pessoas me diziam que a partir dali já conheciam e sabiam onde iam passar para algumas centenas de metros mais á frente, me confirmarem que afinal ainda existiam caminhos que não faziam ideia da sua existência. Amigos, era mesmo essa a reacção que eu procurava em vocês. :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: Já agora aproveito para dizer que ainda houve alguns trilhos naquela zona que gostaria de vos ter mostrado, mas de facto não era possivel incluir num passeio com esta configuração.
Tivemos a oportunidade de atravessar Quarteira junto á pista de Bicross, e seguir por Vilamoura em direcção á Falésia, onde houve alguma desorganização já que alguns seguiram ao ritmo que lhes convinha enquanto outros mesmo tentando forçar um pouquinho o ritmo, não conseguiam acompanhar e separamo-nos durante alguns minutos, no entanto no final foi possivel reagrupar seguir paulatinamente até ao final, sempre em bom ritmo.
No final de tudo veio o melhor...o almoço...de facto a solução encontrada pareceu-me perfeita e resultou lindamente, penso que todos os que aproveitaram o almoço concordam comigo.

Finalmente quero agradecer a TODOS os que participaram, obrigado por me terem dado a oportunidade de vos guiar durante este Domingo, espero que tenham tirado tanto prazer deste dia como eu tirei ao servir de anfitrião.

on Vimeo.


Fotos by A.Melgaço

Fotos by Dezinho

Sem comentários:

Mensagens populares